A Venner Ambiental, oferece diferentes soluções na área de gerenciamento de áreas contaminadas.

Nossa equipe técnica é altamente capacitada para atendê-lo em excelência desde a coleta de amostras de solo e água, até todas as investigações necessárias para a área.


Após a realização de todas as análises, nossa equipe complementa as investigações montando um plano estratégico de remediação ambiental, executamos desde sua instalação inicial, até o monitoramento constante para avaliação do potencial de contaminação da área.

Soluções de ponta-a-ponta com toda excelência que você precisa!


Avaliação preliminar


É a realização de um diagnóstico inicial das áreas com potencial de contaminação, constatando evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação na área sob avaliação.

Consideramos esta etapa como mais importante do Gerenciamento de Áreas Contaminadas, pois a partir deste estudo nos orientamos para execução das demais etapas do processo.

Investigação confirmatória


Nesta etapa serão executadas atividades baseadas no Plano de Investigação Confirmatória apresentado no Relatório de Avaliação Preliminar. Tratamos aqui da existência de contaminação ou potencial contaminação, esta etapa mostrará se existe a necessidade da realização de investigações futuras, através de comparação de resultados com tabelas de valores orientadores dos órgão ambientais competentes.

Investigação detalhada


Nesta fase detalhamos com segurança todos os contaminantes da área e suas concentrações. Neste estudo apresentamos informações suficientes para avaliar se o local possui risco à saúde humana e ao meio ambiente.

Avaliação de risco


Com os resultados de todas as investigações, traçamos os riscos decorrentes das substâncias contaminantes encontradas na área, tanto para a saúde quanto para o meio ambiente ali existente.

Plano de intervenção


Nesta etapa montamos todas as ações de intervenção para tratar, conter e diminuir os riscos da contaminação existente. Definimos aqui, se existe a necessidade da implantação de medidas de engenharia, de remediação ou controle institucional.

Remediação ambiental


A remediação ambiental é a recuperação da contaminação constatada nas avaliações anteriores, onde apresentaram risco à saúde humana ou ao meio ambiente. Utilizamos tecnologias sempre atualizadas para a execução da remediação, com toda segurança e garantia de eficácia para seu projeto. Dentre as ações que realizamos, listamos algumas:

- Oxidação Química

- Extração de vapores

- Bombeamento e tratamento

- Biorremediação

- Extração Multifásica

Monitoramento de Solo e Água Subterrânea


Esta etapa é realizada após a Avaliação de Risco, onde não foi constatado risco à saúde humana e meio ambiente, ou após a realização da remediação da contaminação da área para níveis aceitáveis. Realiza-se então, o monitoramento do solo e/ou água subterrânea para ter a certeza que não há mais nenhum novo foco de contaminação, garantindo que qualquer início de contaminação possa ser combatido logo no início.