O licenciamento ambiental é um processo obrigatório para todos os ramos de atividades considerados potencialmente poluidores.

No processo, há diversas licenças obrigatórias de âmbito municipal, estadual e federal. A Venner Ambiental te auxiliará do início ao fim de seu projeto.


Durante o processo de licenciamento, os órgãos ambientais podem solicitar documentos extras para a liberação, e nisso, somos "experts" no assunto, tratando todo processo minuciosamente até a finalização e liberação das licenças.

Desde as licenças iniciais até as renovações, a Venner está pronta para te ajudar!


Licença Prévia


É o planejamento ambiental da área em relação à sua localização e ramo de atividade proposto, onde são traçadas todas as condições e requisitos básicos para a sua instalação.

Licença de instalação - LI


É necessária na fase de implantação da obra, onde as condicionantes ambientais, projetos e planos aprovados na LP serão colocados em ação.

Licença de operação-LO


Essa fase ocorre posterior as Licencias prévias e de instalação. Aqui a licença é responsável por autorizar o início da operação no empreendimento ali instalado.

Renovação da Licença de Operação


A Renovação da Licença de Operação de um empreendimento deverá ser requerida com antecedência e este prazo é definido pelo órgão ambiental responsável pela análise técnica. Caso o local tenha sofrido alterações em sua estrutura, não será possível realizar renovação e terá quer ser realizado um novo processo de licenciamento.

Certificado de Dispensa da Licença - CDL


Este documento deverá ser solicitado em empreendimentos cuja atividade seja caracterizada como potencialmente poluidora, entretanto, efetivamente não é exercida no local objeto do pedido, onde é desenvolvida apenas atividades administrativas e comerciais.

Cadastro Técnico Federal - IBAMA


O Cadastro Técnico Federal é obrigatório para atividades potencialmente poluidoras e/ou a extração, produção, transporte e comercialização de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente, assim como de produtos e subprodutos da fauna e flora brasileira.

Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental - CADRI


O CADRI aprova o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final. A Venner Ambiental possui uma equipe capacitada e qualificada para auxiliar as empresas a definirem a melhor gestão dos seus resíduos sólidos e efluentes.

Declaração de Atividade Isenta de Licenciamento – DAIL:


Solicitados por empreendimentos cuja atividade não é considerada como potencialmente poluidoras, não são passiveis de licenciamento. Para estes casos, é possível emitir a DAIL.

Outorga de Poço Artesiano:


A outorga de poço artesiano é um processo de autorização ou concessão, mediante o qual o Poder Público concede ao solicitante fazer uso da água por determinado tempo, finalidade e condição expressa no respectivo ato.

Parecer Técnico:


É um instrumento utilizado para a solicitação de manifestação a respeito de assuntos inerentes às atribuições do órgão ambiental que não estejam contemplados nos outros documentos emitidos.

Plano de Gerenciamento Ambiental – PGA:


A A Venner Ambiental presta consultoria de gerenciamento ambiental para empresas de diferentes ramos de atuação. Essa consultoria identifica os impactos ambientais potencialmente causados pela sua atuação, e tem como objetivo, além de reduzir o impacto ambiental, minimizar recursos, otimizar processos, maximizar resultados.

Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC:


A É um relatório que visa estabelecer os procedimentos para o armazenamento, manejo e destinação correta dos resíduos gerados pela da construção civil.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS:


A Relatório que identifica a tipologia e quantidade de resíduos gerados por determinado empreendimento e indica quais as formas corretas para o armazenamento, manejo e destinação final.

Relatório Ambiental Simplificado – RAS:


Relatório que tem como objetivo analisar a viabilidade da implantação e operação de empreendimentos ou atividades consideradas potencialmente poluidoras ou causadoras de degradação ambiental.